O Dermaroller (microagulhamento) é um aparelho cilíndrico incrustado com centenas de agulhas muito pequenas e finas capazes de estimular os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno local.
O microagulhamento, ou a indução percutânea de colágeno (IPCA), tem atraído um grande número de pessoas que desejam tratar diversos aspectos da pele, como cicatriz de acne, rugas e linhas de expressão, estrias, flacidez leve, poros abertos, e principalmente, o rejuvenescimento.
Indicação: rejuvenescimento, cicatriz de acne, rugas e linhas de expressão e flacidez leve
Tratamento: 1 a 3 meses
Periodicidade: mensal
Duração: aproximadamente 40 m
Microagulhamento realizado com Dermaroller
O Dermaroller é um aparelho cilíndrico incrustado com centenas de agulhas muito finas e pequenas (de 250 a 640 micro agulhas) presas a ele.
A finalidade é provocar micro-lesões na pele, através de “furinhos”, deixando áreas ao redor intactas, quase microscópicas, para que sirvam de aporte à regeneração da lesão provocada.
O tamanho das agulhas varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.
É o mesmo princípio do Laser CO2 Fracionado, áreas em torno das micro lesões ficam intactas permitindo uma rápida recuperação da pele, em torno de 1 semana.
Microagulhamento – regiões da face
A aplicação consiste em rolar o aparelho pela região a ser tradada causando micro perfurações na pele.
Estas micro perfurações são responsáveis pela indução percutânea de colágeno, a angiogênese (criação de vasos sanguíneos novos) e um aumento da vasodilatação, fazendo com que haja uma melhora de oxigenação e nutrição nos tecidos,, estimulando os fibroblastos, que são células responsáveis pela produção de colágeno local.
Além disso, através das pequenas perfurações causadas, é possível a redução da pigmentação de manchas, especialmente do melasma.
Estudos recentes mostram melhora considerável em manchas de melasma resistentes a outros tratamentos.
Embora este tratamento possa causar alguma dor e desconforto, porque quanto maior for a agulha, maior será a dor, mas ele fornece resultados desde a primeira sessão e geralmente compensa o ‘sofrimento’ porque a pele fica toda uniforme, sem as depressões causadas pelas cicatrizes de acne.
Microagulhamento – fases do tratamento
Após o procedimento, há inchaço de leve a moderado, e vermelhidão na pele que varia de acordo com a intensidade da aplicação.
A recuperação costuma ser mais rápida em comparação ao laser
Durante o tratamento é fundamental usar filtro solar todos os dias para não manchar a pele e também é recomendado cuidar diariamente da região, mantendo-a limpa e hidratada.
O tratamento de Microagulhamento está contra indicado nas seguintes situações:
Vale reforçar que, por se tratar de procedimento invasivo, o microagulhamento deve ser realizado por um profissional habilitado para isso, a fim de garantir a correta avaliação de indicações e contraindicações, além de prevenção e complicações.
Assim, o ideal é que o Dermaroller (microagulhamento) seja feito preferencialmente por médicos dermatologistas especializados na técnica.